terça-feira, 22 de março de 2011

Au Pair: Application

Primeiro post ligado a vida de Au Pair nos Estados Unidos!

Para começar a saga au pairiana, depois de assinar o contrato, é preciso fazer um application, o qual chamamos carinhosamente de app.
Cada agência é diferente no que se refere ao app (na verdade, acho que em realação a tudo). Eu estou indo pela Experimento e pela Au Pair in America (APIA) e vou falar do que EU precisei fazer para poder ficar online no site e as famílias me escolherem.




Passo 1
Preencher todo o app impresso, ou seja, muita papelada. Mas na verdade, quem respondia tudo eram as minhas "refências". Isso quer dizer que eu tinha escolher pessoas para falarem de mim. Cada referência tinha 2 cópias, uma em português e uma em inglês. As duas tinham que ser respondidas e assinadas.

Character Reference: Uma referência de caráter. Para falar da minha personalidade e como eu agiria em certas situações. Super simples e rápido. Pede-se para um amigo responder. Eu pedi para uma amiga de anos da minha mãe.

Childcare Reference: Recebi dois de childcare. Eu tinha que ter, no mínimo 200 horas de experiência com crianças que não  fossem da minha família. Uma referência eu pedi para uma amiga minha responder, já que tinha cuiddado da filha dela quando era menor (nisso, já deram as 200 horas) e a outra pedi para minha prima responder, já que cuido da filha dela até hoje. Nessa, perguntava quanto tempo eu cuidei da criança, o que eu tinha que fazer, se eu ainda cuidava, como era minha relação com a(s) criança e como eu agiria em certas situações. Meio chatinho, mas também bem simples.

Medical Reference: Esse é dividido em duas partes. Uma parte eu mesma tinha que responder e a outra parte, um médico.Perguntava como andava minha saúde no geral. Se eu tenho alguma doença crônica, se eu tive determinadas doenças, se eu tive problemas como síndrome do pânico e coisas desse tipo, se eu era alérgica, enfim. E a parte mais complicada foram as vacinas. Porque não pergunta como está na carteirinha e cada um falava uma coisa. No final, minhas vacinas estavam todas em dia e só tive que tomar a da Febre Amarela (que tomei no posto de saúde de Santos) e a da Febre Tifóide (que tomei em uma clínica particular). E, finalmente, o exame de PPD que dá resultado para Tiberculose, que fiz em um hospital público.

Levei todas referências com um monte de cópias autenticadas de todos os meus documentos. Passaporte, carteira de habilitação, resultado do PPD, certificado de conclusão de curso da faculdade, antecedente criminal, carteirinha de vacinação. Enfim, todos que você pode imaginar.

Passo 2
Fazer o app online! Para mim, o mais legalzinho.

Childcare Experience: Descrever o que fazia com a(s) crinaça(s) enquanto ficava com ela(s), obrigações e brincadeiras. Com qual frequência e quantas horas no total você cuidou ou cuida da criança e se você ainda o faz. Bem basiquinho. O que eu achei que pegou foi contabilizar as horas que eu fico com a minha priminha, porque não é algo assim... contado. Mas, enfim.

Host Family Letter: Você tem que falar basicamente tudo de você e da sua vida em, no mínimo, 600 palavras. Só que, boa leonina que sou, adorei falar de mim. Escrevi bem mais que 600 palavras. Falei sobre mnha família, onde eu morava, sobre as crianças que eu cuidei, sobre meus amigos e o que gostava de fazer com eles para me divertir. Ah, não preciso nem falar que é tudo em inglês, né?

Uploads: Colocar fotos e o famoso vídeo das au pais. Eu tive que colocar só 6 fotos, dividi entre: uma da minha família, uma com amigos e o resto só eu com crianças. Sem falar na foto do perfil, sua linda e maravilhosa sendo carismática. Sobre o vídeo, a minha orientadora da Experimentou deu as seguintes dicas: seja feliz, fale brevemente sobre você e sua personalidade, não coloque slides de fotos porque as famílias gostam de ver sua desenvoltura e, se possível, mostre você e como você lida com crianças. E tudo isso em, apenas, 2 minutos! Fiquei um bom tempinho para fazer esse bendito vídeo, mas no final, amei o resultado.
Tirem suas próprias conclusões:



Olha, vou dizer que a orientadora elogiou muito meu vídeo e... a APIA também! Valeu o "sacrifício" de ficar pensando o que colocar ou não. Fora que a família que eu fiz o match também disse que o vídeo está uma graça. Fiquei tão orgulhosa.

De application mesmo foi isso. Depois fiz uma entrevista em inglês com a própria orientadora onde ela perguntava muitas coisas sobre mim e sobre as kids com quem eu fiquei. E depois um "teste" em inglês que eu fiz para o APIA pelo computador. Sim, eu tive que falar com um computador em inglês.
Ah, além do teste psicológico que tinha umas milhões de perguntas.

Depois de tudo, foi só esperar ficar online e sentir aquele frio na barriga toda vez que eu via uma família no meu app!! Mas isso é assunto para outro post.

Por hora é só. Post gigantesco, mas tudo bem. Depois falo sobre passaporte, PID e o tão temido visto!

É isso!
Beijinhos.

6 comentários:

joaninha disse...

Você tem feito um ótimo trabalho desde que decidiu ser Aupair! Diferente de mim que fui fazendo com muita preguiça e sem nenhuma pressa! Vem logo pra gente sacudir os US too!!!!!!Amo vc

joaninha disse...

ops! Marina acima!

Nádia Carvalho disse...

nossa que ficou maravilhoso seu video!!!!espontaneo, alegre, nada forçado bem interativo foi o video que eu mais gostei até agora, porque meu deus tem uns por ai que vo te falr as minas com decotão, outras nervosas, se o meu ficar 50% do seu já ta bom!!!

Bjinhos

Maria disse...

Parabéns, Elo! Teu vídeo ficou muito bom mesmo, um dia eu ainda crio coragem e posto o meu no blog tb... é q ele n tá tão bom. kkkkkkkkkkk

Aghata Gonsalves disse...

Elô... teu vídeo ficou realmente muito bom! Parabéns pelo trabalho! Beijão!

Célia disse...

Parabens!!!!!!!!!!Pelos elogios recebidos e pelo trabalho que vc vai dar inicio, tenho certeza que vc vai se sair muito bem e a familia onde vc vai trabalhar vai ficar muito feliz com seu trabalho.
Bjs te amo muito e ja estou com saudades!!!!!!!! Vc vai fazer falta aqui.