quarta-feira, 6 de abril de 2011

Au pair: Visto!

Olááá pessoas lindas!

Hoje vou falar do dia do terror do meu visto.
Bom, meu visto foi um pouquinho diferente, mas vou contando tudo o que aconteceu comigo e tenho certeza que vocês vão pensar "Jesuis, que garota tapada", maaaaas vamos que vamos!

                                          Imagem meramente ilustrativa!





Meu visto estava marcado para as 7:30h da manhã no dia 04/04/2011. Cheguei as 6:30h e já tinha uma fila imeeeensa!! Aquela chuva, aquele friozinho. Meu lindo e prestativo namorado me deixou lá antes de ir trabalhar e eu voltaria de ônibus para Santos.
Tudo lindo, fui no guarda-volumes em frente ao consulado, guardei meus meios de comunicação (falo um pouco disso no vídeo) e entrei portão a dentro do temível consulado americano.
Chegando lá dentro as pessoas de colete vermelho (os funcionários) gritavam "Confirmação de agendamento, foto e comprovação da taxa de  do Citibank na mão".
Pensei "Confirmação OK, foto linda da minha pessoa OK, que que é essa porra de citibank?"
Ouviram a musiquinha de fundo? Freoun freoun freoun freoooouuun (deu pra entender a sonoplastia?)
Aí a doce funcionária disse "Vai pagar a taxa, tem um Citibank perto do Morumbi Shopping volta até as 11:00h". Tipo, OI?
O banco abria as 10:00, eram 6:40, eu sem carro, sem casaco, com um sapatinho aberto na chuva, sem eira nem beira. Conclusão: surtei! Liguei pro namorado aos prantos na esquina do consulado (morrendo de vergonha e usando o guarda-chuva como escudo para ninguém ver meu rosto borrado pelas lágrimas pretas do lápis de olho). Liguei pra minha mãe, só não liguei pra agência porque eram nem 7:00h da manhã!
Me senti assim, juro:

                                          Desespero traduz!


Sem saber o que fazer, de pé desde as 4:00h da manhã e desnorteada. parei o primeiro táxi que eu vi, o moço estava indo para uma corrida com hora marcada, mas ele viu a minha cara e disse "Tudo bem, pode entrar". Ele nem terminou a frase e eu já estava dentro do carro com o espelinho na mão e e tentando segurar as lágrimas. Ele foi um fofo! Me deixou no Morumbi Shopping , e disse pra eu me acalmar, tomar um café que tudo ia dar certo, só faltou me abraçar e não cobrar a corrida!
Fiquei sentada na porta do shopping até as 9:20 da manhã até que fui procurar um banco meu para tirar mais dinheiro e depois ia me empenhar em achar o Citibank que a moça disse que era por ali.

O fato é que a menina da agência não me disse que tinha que pagar taxa em banco algum! A única coisa que ela disse foi que eu ia ter que pagar um taxa dentro do consulado e disse pra eu levar em cash porque lá dentro eles só aceitavam money vivo e não tinha lugar para tirar dinheiro. E ela ainda disse "A taxa é de 140 dólares, uns 200 reais". Com medo de ter que pagar essa taxa do Citibank e outra dentro do consulado, fui tirar o dobro do money que eu tinha!

Depois um taxista me levou para um Citibank do lado do consulado! Lá um monte de gente esperando o banco abrir para pagar a tal taxa. Aí chega a minha vez a mulher lança "Qual o tipo da taxa?" Voooooooou saber qual é a porcaria da taxa!!!!! Depois de procurar na papelada (com a ajuda de uma mocinha) e achar "J-1" disse pra ela "Tenta esse aaí mesmo, vamos ver no que dá". E deu, né! Thank's God!

Quando a consul começou a querer ser engraçadinha e botar terror na minha entrevista juro que me veio na cabeça falar pra ela "Minha filha, não me testa nãããão que eu não to boa hoje! Para de miguelar esse visto aaaí, lança logo pros teus coleguinhas que meu visto foi concedido!"
Acredito que muitas tem curiosidade de saber como acontece a entrevista para o visto americano, por isso fiz esse vídeo, bem simples e um pouquinho "confuso". Mas é que eu falo assim mesmo... não sigo uma ordem cronológica dos fatos, conto conforme eu vou lembrando! hahahahaha


Depois correu tudo normalmente. Saí do consulado umas 13:30h, estava sem comer NADA desde as 4:00h, com meu pé todo ferrado (sério), cansada (mais psicologicamente mesmo),  com o cabelo cheio de frizz e sem nenhuma maquiagem que me lembrassem o porque eu acordei tão cedo!

But, in the end: I got my VISA!

Também fiz esse vídeo para dar algumas dicas pessoais para quem vai para a entrevista em São Paulo. Além de todas aquelas básicas:

* Mantenha-se calma e confiante!
* Responda apenas o que o consul perguntar
* Leve comprovantes que mostrem que você tem vínculos com o Brasil (lide com isso: eles não querem que você decida viver o resto da sua vida lá!)
* Não use bijus e nem maquiagem exageradas
* Seja firme em suas respostas
* Leia um pouco sobre a sua hostfamily- e decore (onde eles trabalham e o que fazem, por exemplo)
* O processo todo é muito rápido e dinâmico, lembre-se que eles atendem uma média de 2 mil pessoas por dia. Então, seja objetiva nas respostas (o que te dá muito mais credibilidade).

Aqui vão minhas dicas pessoais para o dia V!


Espero que gostem!

PS: Fiz primeiro o vídeo das dicas e depois o da entrevista, mas ninguém notou, né? huehuehue

Beijos, people!

13 comentários:

Samira ;) disse...

Nosssa, adooooooooooooooorei suas dicas, tudo tudo tudo.. hahaha
E nossa que SAGA para conseguir o Visto hein.. meuuuuu deussssss... Sair do consulado para ter que pagar taxa em banco eh foda, imagino como foi tensooo.. =DD
Enfim, parabensss!!!
;))
Boa sorte na sua proxima etapa agora. =]

Luna disse...

Parabéns Elô!!!!!!!!

Salão de Festa em Bauru disse...

Adorei os videos!!! Tiramos o visto praticamente juntas!! heheh Pra onde vc vai??
beijooo
SOu nova aki toh te seguindo

Faby disse...

Eu juro q RI!! huauhaauhhuahu A sonoplastia foi o maximoooooooo!! ahuauhua

Infelizmente não pude ver o video, pq aqui no job não dá.. =(
Mas assim q tiver em ksa eu vou olhar!! xD

bjs e
PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!

Gi Overseas disse...

hahahahahahaha mto engraçado os vídeos...
Mas as dicas foram bem válidas na verdade... ;)
hhahahah e o video tinha de ser invertido pra dar aquele ar de "safada... ela mentiu pra mim" ¬¬

ahahha

bjs

Gisele disse...

Parabens pelo visto Elo!!!!


Estou te seguindo...


beeijo :)

Unknown disse...

Como assim: "Imagem meramente ilustrativa"?

A foto está idêntica ao do seu passaporte!

rs...

Unknown disse...

Ah!

Agora caiu a ficha... o VISA é que é meramente ilustrativo!

Impressionante como a sua foto está igual ao do seu passaporte...

bjs!

Ana disse...

hhahahahahaha muito bom seus videos! adorei as dicas. vou ate anotar para nao esquecer!!

ai que alivio né menina.

bjoo boa sorte.

Camila Jardim disse...

uhauhauhauhauhauha meu adorei os videos serio mesmo. Adorei todas as dicas!! E tu foi de carro de santos é? Eu (Guaruja) to pensando em ficar em um hotel ali do lado, pra chegar o mais cedo possivel auhahuauhahu.

Parabens pelo teu visto serio mesmo!!!
Bjaooo

*Jac* disse...

Nossa gostei muito da suas dicas!!muito mesmo ! Muitissimo obrigada!!

Eu vo fazer a estrevista na segunda agora dia 2 em são paulo e só fiquei com uma duvida ..... a taxa do citibank não tem que pagar depois da entrevista do visto e se for concedido?

Estou te seguindo...=]
Bjs

*Jac* disse...

Obrigada Elô !! fui atras dessa taxa e paguei hoje mesmo!!

nossa se nao fosse por vc ja tinha perdido a entrevista =s

As perguntas que eles fazem são mais ou menos aquelas do video que vc fez?...Nossa to tao nervosa....

Bjss

Anônimo disse...

Oi elô!, meu nome é Jordan, eu sou de menor e tenho 16 anos, minha mãe mora nos usa, e o visto dela é de turismo[ acho que ela perdeu o visto por morar lá], eu gostaria de saber, se tem como eu ir pra lá?
bjbj